O Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, foi agraciado com o Prémio Mutualismo e Solidariedade Internacional em 2020, na cerimónia comemorativa do Dia Nacional do Mutualismo.
Este prémio, de natureza simbólica, é atribuído anualmente, pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), a personalidades com projeção internacional, que, nas suas ideias e ações, prossigam os valores do mutualismo, nomeadamente a solidariedade, reciprocidade, liberdade, independência, democraticidade e igualdade.
A UMP justificou a atribuição da distinção ao chefe de Governo de São Tomé e Príncipe com o facto de Jorge Bom Jesus “encarar o modelo mutualista português como uma fonte de inspiração para o desenvolvimento económico e social do seu país” e olhar a cooperação comum uma forma de atrair o investimento direto estrangeiro, “essencial para mitigar as maiores debilidades do território e da sociedade São-Tomense”.
Atendendo aos constrangimentos motivados pela pandemia Covic-19 que se verificavam na altura, a atribuição do Prémio ocorreu numa cerimónia realizada em formato de videoconferência. Recorde a intervenção de Jorge Bom Jesus nesse evento:
Foto: Página de Facebook de Jorge Bom Jesus – Primeiro-Ministro