Entidade organizadora
União das Mutualidades Portuguesas
A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) é uma entidade da Economia Social e Solidária que congrega as associações mutualistas portuguesas, com o objetivo de as promover e representar junto das entidades públicas, privadas e sociais, definindo as orientações estratégicas e as linhas gerais de direção do Movimento Mutualista, no âmbito das suas finalidades estatutárias, como também, se assume como parceira no Pacto de Cooperação para a Solidariedade Social, participando em representações nacionais e internacionais.
Entidade cofinanciadora
O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua IP é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e património próprio.
Das suas atribuições nucleares destacam-se duas grandes facetas: por um lado as atividades no âmbito da Cooperação Portuguesa e por outro a difusão e promoção da língua e da cultura portuguesa no mundo. Assegura ainda a representação do país na negociação de acordos culturais e respetivos programas de cooperação.
Parceiros
A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista
A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista é uma instituição sediada em Esmoriz e fundada em 1897. No âmbito da proteção social, a Mutualidade de Santa Maria concede aos associados e respetivos familiares subsídios de funeral, de sobrevivência e subsídios capitalizáveis. Dispõe também de respostas sociais, como cresces e ensino pré-escolar, e respostas na saúde, como a Clínica de Santa Maria e a Farmácia Mutualidade onde os associados beneficiam de serviços com condições vantajosas.
Federação das Organizações Não Governamentais em São Tomé e Príncipe
A FONG-STP é uma estrutura sediada no distrito de Água Grande que federa 98 ONGs santomenses de âmbito nacional e internacional. A federação tem por fins estatutários a representação de ONGs a atuar em São Tomé e Príncipe; a promoção de uma maior cooperação e coordenação entre as ONGs Nacionais, Estrangeiras e o Governo de São Tomé e Príncipe, bem como com Doadores e outras Pessoas e/ou Instituições envolvidas na Assistência Humanitária e nos processos de Desenvolvimento no País; a mediação da cooperação regional e internacional das ONGs bem como o desenvolvimento de redes de comunicação para melhor inserção e solidariedade dos seus associados; a promoção do fortalecimento das ONGs Nacionais com vista a facilitar a sua sustentabilidade a longo prazo.
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa
O Instituto de História Contemporânea, sediado na cidade de Lisboa, dedica-se ao estudo, formação e divulgação da História Contemporânea e da contemporaneidade. Desenvolve uma atividade intensa no âmbito da conceptualização, contextualização e interpretação da realidade histórica contemporânea, compreendendo o período que vai desde o século XIX até à atualidade, incluindo a história do presente.
Universidade de São Tomé e Príncipe
A Universidade de São Tomé e Príncipe é uma instituição pública de ensino superior em São Tomé e Príncipe. O objetivo da USTP é o ensino superior, pesquisa e extensão que permita formar cidadãos com capacidade de ação empreendedora e reflexão independente, necessária ao desenvolvimento sustentável do país. A sua criação resulta da extinção do antigo Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe.