O Mutualismo é um sistema privado de proteção social que visa o auxílio mútuo dos seus membros. É uma forma de organização económica em que os associados são parte ativa na definição da sua autoproteção social, assente numa solidariedade responsável, pois ao juntarem-se a outros para “mutualizarem” os riscos que afetam a estabilidade dos seus rendimentos, repartindo os custos de forma equitativa e participando na organização de regimes complementares e previdência, beneficiam do efeito de dimensão e de solidariedade.

 

Com uma longa tradição em países como Portugal, o mutualismo é um modelo de previdência e proteção social sustentável e muito pertinente em contextos em que os Estados têm dificuldade em assegurar a totalidade das necessidades das suas populações, já que disponibilizam aos seus associados e famílias, diferentes modalidades de benefícios complementares de segurança social (pensões de reforma, de invalidez e sobrevivência, rendas vitalícias, capitais para jovens e a prazo e subsídios de desemprego, maternidade e outros) e saúde (assistência médica , enfermagem e medicamentosa).

O seu papel estende-se à dinamização de respostas sociais à infância, terceira idade, famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, ao apoio ao acolhimento e integração de migrantes, agências fúnebres e turismo social.

Em Portugal, o Movimento Mutualista congrega cerca de um milhão de associados e abrange mais de dois milhões e meio de beneficiários, aproximadamente um quarto da população.

Segundo dados oficiais, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelas associações mutualistas representa cerca 388 milhões de euros, o equivalente a 8,1% da economia social e 0,2% da economia nacional.

As mutualidades empregam mais de 5.300 trabalhadores.

O mutualismo assume-se hoje como o novo caminho da proteção social para este milénio e parceiro fundamental no processo de reforma dos sistemas de segurança social e de saúde.

Por constituir uma alternativa de carácter social, que não depende do Estado nem tem fins lucrativos, é uma solução indispensável para garantir uma autoproteção social de segurança social, saúde e ação social eficaz, com custos mais baixos e cuja rentabilidade se distribui por todos os associados.

Total
0
Shares

Artigos Recomendados